Departamento

Apresentação

O Departamento de Ciência de Computadores (DCC) tem por missão assegurar um programa de excelência no ensino, na investigação e serviços à comunidade na área de Ciência de Computadores.

 

Na área de ensino, o DCC é responsável na FCUP pela formação na área de Ciência de Computadores (ou Informática) nos 1º, 2º e 3º ciclos de formação. Atualmente, o DCC oferece formações especializadas a nível de licenciatura, mestrado integrado,  mestrados e doutoramento. Assegurando uma formação de elevado nível científico, possibilita aos seus licenciados, mestres e doutores o acompanhamento autónomo e independente do progresso na área, com incidência em áreas fundamentais, mas nunca perdendo de vista a realização prática dos conhecimentos e competências adquiridas.

 

O DCC tem também dinamizado concursos de programação para alunos do ensino secundário (Olimpíadas de Informática e ToPAS), e para alunos universitários, a MIUP e a SWERC. Nestas provas, equipas do DCC têm tido um excelente comportamento, vencendo 8 das 17 edições da MIUP e sendo a melhor equipa portuguesa em 12 das últimas 19 edições da prova internacional SWERC. A plataforma Mooshak, desenvolvida no DCC, tem servido de suporte à gestão dos concursos de programação. [ver mais sobre concursos de programação]