Estudantes

Porquê estudar no DCC?

Ao entrares no Departamento de Ciência de Computadores vai entrar numa escola de de referência com uma visão assente no poder da investigação e educação num mundo cada vez mais complexo e exigente. Vais fazer parte de uma comunidade que partilha o gosto pela aprendizagem constante e com um corpo docente de excelência. Vais entrar num departamento inovador que oferece cursos com altíssima taxa de empregabilidade, numa cidade vibrante e com muito para oferecer.


Aqui ficam algumas das muitas razões para vires estudar para o DCC:

 

- Ciência de Computadores como área de futuro

A Ciência de Computadores aparece em quase todos os aspetos da nossa sociedade. Por todo o mundo, a área de Computer Science é reconhecida e vista como um dos pricipais motores de inovação, aparecendo em todas as áreas do conhecimento. A necessidade de profissionais qualificados nesta área é enorme e quer nacional quer internacionalmente a oferta de emprego é superior à quantidade alunos que se formam anualmente.

 

- Infra-estruturas de qualidade

O DCC tem a dimensão certa para ter tudo o necessário (incluíndo mais de 150 computadores e 10 laboratórios) mas ao mesmo tempo manter um ambiente familiar e de proximidade com os docentes, com os gabinetes dos professores sempre acessíveis e próximos das salas de aula. Estamos também instalados num dos mais belos espaços da Universidade do Porto, rodeados de convidativos espaços verdes.

 

- Investigação de Excelência

O DCC tem uma visão orientada para a investigação e cultiva a excelência, suportada num corpo docente muito ativo ao nível da investigação de ponta, sempre atento ao estado da arte em várias domínios e envolvido na criação de startups. Os investigadores do DCC são reconhecidos internacionalmente como líderes em várias áreas.

 

- Oferta curricular vasta

No que toca aos cursos o DCC tem uma ampla oferta ao nível dos vários ciclos, oferecendo múltiplas hipóteses de especialização. Dentro dos cursos, é também muito alargado o leque de unidades curriculares disponível, permitindo aos alunos escolher um percurso académico personalizado e adapatado aos interesses de cada um.

 

- Alta Empregabilidade

A taxa de empregabilidade dos nossos cursos é muito próxima dos 100% e os nossos ex-alunos estão representados em quase todas as melhores empresas de base tecnológica nacionais, estando também espalhados um pouco por todo o mundo em todo o tipo de empresas de tecnologia.

 

- Uma escola de campeões da programação

O DCC incentiva a participação dos seus alunos em todo o tipo de concursos de programação, fomentando o gosto pelos desafios e pela procura em saber mais. O DCC assume uma posição de liderança na área de programação competitiva, sendo que as suas equipas conquistaram o primeiro lugar em 8 das 17 edições da MIUP, o mais conhecido concurso nacional para alunos universitários. Tem também um papel ativo na procura de talentos e na formação e treino dos alunos, organizando eventos como as Olimpíadas Nacionais de Informática, vocacionada para alunos do Secundário.